Sibutramina, Devo ou não usá-la?

19/06/2013 14:21

O medicamento, até 2010, foi comercializado e prescrito, sem restrições, como coadjuvante no tratamento da obesidade exógena, por ser um anorexiante oral, ou seja, INIBIDOR DE APETITE. Promessa esta, muito tentadora para pessoas que queriam perder peso, já que o pior problema, na maioria dos casos, é controlar a compulsão alimentar.  

A sibutramina atua no centro de ação da serotonina, acelerando nosso metabolismo, provocando a perda de peso, além de inibir o apetite, porém como consequência, aumenta o ritmo cardíaco, estando fortemente associado ao aumento de eventos cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (derrames). Por isso, em 2010, sua comercialização fora proibida no Brasil e em diversos países, como, Austrália,  Canadá, China, Hong Kong, Índia, México, Nova Zelândia, Tailândia, no Reino Unido e  Estados Unidos, etc.  

Além do aumento do ritmo cardíaco, aumento da incidência de derrames, etc., outro problema encontrado é que após parar de utilizá-lo, a pessoa novamente voltava a ganhar peso, só que desta vez, em dobro. Se pessoa tivesse perdido 10 Kg, ela conseguiria recuperar 20 Kg.

Isto ocorre, pois:

1º - A pessoa não aprendeu a se alimentar de forma correta;

2º - A compulsão alimentar (vontade de comer em exagero) volta como antes;

3º e mais importante - A partir do momento que o medicamento começa a fazer o trabalho para o organismo, este não sente necessidade de continuar trabalhando, ou seja, quando seu o uso do remédio é cessado, o METABOLISMO FICA AINDA MAIS LENTO do que era antes.

Por este fato ocorrer, as pessoas voltavam a utilizá-lo e ainda aumentavam seu consumo, uma vez que a dose inicial não fizera mais efeito, aumentando ainda mais o risco dos problemas cardíacos.

E em maio de 2013, a ANVISA novamente liberou seu uso no Brasil, porém de forma mais controlada, médicos e pacientes terão que assinar um termo de responsabilidade para que este possa ser ingerido.

Portanto, não se engane com falsas promessas... O que vem fácil, vai embora fácil... De que adianta emagrecer muito e de forma rápida, se este peso será recuperado rapidamente. Não se engane que só usando por um curto período, você conseguirá depois emagrecer sem o medicamento, isto não acontece, pelo fato do metabolismo desacelerar!

Não existe segredo, a melhor forma para controlar o apetite é fazer a reeducação alimentar, com um (a) nutricionista e terapia com um (a) psicólogo (a) e claro que não podemos esquecer da atividade física!

A perda de peso gradual é a melhor forma para que se mantenha magro e saudável para o resto da sua vida!

Pense nisso!!!

 

Dra. Camila Valerio

Nutricionista