Como saber se seu filho (a) está com excesso de gordura?

02/01/2013 14:08

 

                É clara a constante preocupação de pais com o peso de seus filhos. Como já discutido em artigos postados anteriormente, o PESO não é uma boa referência de classificação de estado nutricional, se for utilizado sozinho.

                O porquê disso se explica pelo fato do peso como um todo, não especificar o que é peso de músculo e o que é peso de gordura. Para explicar melhor isto, pegamos exemplo de um atleta, este tem um peso alto se comparado com a média e se seu IMC for calculado, ele será classificado como obeso, pois possui muito músculo. E aí, podemos dizer que este atleta é obeso só por pesar bastante? Não, não podemos classificá-lo como obeso, pois possui pouca gordura corporal. Então, o que nos diz se somos ou não obesos, é a quantidade de gordura!!!  É possível SIM, uma pessoa (criança ou adulto) estar com peso adequado, porém gordura em excesso e esta gordura é prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças circulatórias, como derrames, infartos, etc.

                E como podemos saber se nossos filhos estão com gordura dentro da média?

                Um ótimo e confiável parâmetro para avaliação de gordura corporal, é exame de sangue, como, Colesterol, HDL colesterol , LDL colesterol e Triglicérides. Porém se ainda não realizou nos seus filhos e está curioso, um outro método fácil e confiável, é medir a circunferência  abdominal. Se esta estiver acima da média, significa que a gordura corporal está acima da média.

                O departamento de Nutrologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria, lançou um material especialmente para crianças e adolescentes, assim, hoje temos uma referência para nossas crianças em relação à quantidade de gordura abdominal. Então, pegue uma fita métrica, meça a cintura do seu filho (a), na faixa do umbigo. Observe a faixa etária dele (a) e gênero (branco ou negro) e olhe a tabela abaixo:

           

*Fonte: Odesidade na Infância e Adolescência: Manual de Orientação.

               

                O ideal é a coluna do 50, porém ainda sendo considerado normais números entre 50 e 90. Se encontrou um número acima de 90, seu filho está com esta gordura acima da média. A coluna N, é o número de crianças que foram avaliadas para este estudo, portanto, ignore-a.

EXEMPLO:  Menina, branca, de 9 anos de idade. Medi a circunferência, em cima do umbigo e esta apresenta 65 cm. Posso ficar tranquila, está dentro da normalidade, mas se ela apresentar acima de 73 cm, posso me preocupar e tomar providências.

                Lembre-se que cada indivíduo possui um biotipo diferente, onde alguns têm maior tendência de acumular gordura na região abdominal, e por isso, que a faixa de normalidade se estender do P50 até P90.

                Agora com os resultados, você já tem uma idéia de como a saúde do seu filho está, mas não precisa se desesperar, ainda há tempo de virar este jogo, agende uma consulta com um (a) nutricionista, para adequar sua alimentação e não se esqueça da atividade física!

                LEMBRE-SE: A PREVENÇÃO É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO!!!!